Nossas Crenças
As crenças fundamentais dos Adventista do Sétimo Dia Movimento de Reforma são apoiadas na Bíblia e resumidas da seguinte forma:
DEUS, O PAI
Existe apenas um Deus, o Pai eterno, o Criador; um Ser pessoal, espiritual, infinito no amor e na sabedoria, onipotente, onipresente, onisciente, imortal.
Referências: Êxodo 20:2, 3; Isaías 45:5-12, 18, 20-22; João 4:24; Salmo 139:1-12.
JESUS CRISTO, O FILHO
Jesus Cristo é o Filho de Deus, um na natureza com o Pai eterno. Através de Cristo todas as coisas foram criadas. Mantendo sua natureza divina, Cristo tomou sobre si a natureza humana se fez carne e viveu na terra como homem, mas sem pecado, sendo um exemplo para nós. Ele morreu pelos nossos pecados na cruz, ressuscitou dos mortos e subiu ao Pai, onde ele vive para fazer intercessão por nós.
Referências: Hebreus 1:1-3, 5; Colossenses 1:15-17; Mateus 1:18-23; João 1:14; 1 Timóteo 2:5; 3:16; Hebreus 7:25; João 14:6; Atos 4:12.
O ESPÍRITO SANTO
O Espírito Santo é o representante de Cristo na terra e é um com o Pai e o Filho. Ele é o Regenerador na obra da redenção. Essas três pessoas, Deus (o Pai), Jesus Cristo (o Filho), e o Espírito Santo são a Divindade.
Referências: João 3:5-8; 14:16, 26; 16:7-13; 1 Coríntios 2:10, 11; 2 Coríntios 13:14; Mateus 28:19.
AS ESCRITURAS
As Escrituras Sagradas, tanto do Velho como do Novo Testamento, são a Palavra de Deus. Elas foram dadas pela inspiração de Deus. Contêm toda a revelação da vontade de Deus para o homem, e são a única regra infalível de fé e prática.
Referências: João 5:39; 2 Pedro 1:19-21; 2 Timóteo 3:15-17; Lucas 11:28; 16:29, 31; Mateus 22:29; João 10:35.
OS DEZ MANDAMENTOS
A lei moral, os dez mandamentos de Êxodo 20:1-17, é uma expressão da vontade de Deus, apresentando o dever do homem para com Deus e para com seus semelhantes. A lei é imutável, vincula os homens em qualquer época e anula todas as leis humanas. A transgressão de qualquer mandamento é pecado, e o salário do pecado é a morte. Não somos salvos pela obediência à lei, mas por meio de Cristo, que através de Sua força podemos prestar obediência e escapar da condenação.
Referências: Mateus 5:17-20; 7:21; 19:17; 22:36-40; 1 João 2:3-6; 5:1-3; Romanos 2:13; João 8:11; Hebreus 10:26.
Leitura extra: Patriarca e profetas, pp. 305-309.
O SÁBADO
O quarto mandamento da lei moral de Deus requer a observância do sábado do sétimo dia. É um dia sagrado de descanso, um memorial da criação e um sinal de recriação e redenção, bem como santificação. É uma instituição espiritual dedicada à adoração religiosa e ao estudo. Gênesis 2:1-3; Êxodo 20:1-17; Ezequiel 20:12, 20; Isaías 58:13, 14; Marcos 2:28; Hebreus 4:1-10. A verdadeira observância do sábado requer a cessação de todo o trabalho secular ao pôr do sol de sexta-feira até o pôr do sol de sábado. A preparação para o sábado deve ser concluída na sexta-feira antes do sábado começar. Levítico 23:32; Êxodo 16:22, 23; Lucas 23:54; Marcos 16:1. Uma vez que Cristo e os apóstolos sempre, antes e depois da crucificação e ressurreição, observaram o Sábado, este permanece como o verdadeiro dia de descanso. (Ananias e Paulo não poderiam ter sido inocentes diante dos judeus se eles não fossem fiéis observadores do sábado.)
Referências: Lucas 23:56; Atos 13:42, 44; 16:13; 17:2; 18:4; 22:12; 25:7, 8.
A ADORAÇÃO DOMINICAL
O primeiro dia da semana, comumente chamado de domingo, foi dedicado antigamente à adoração ao sol. À medida que a igreja cristã se afastava da verdadeira doutrina dos dias apostólicos, o sábado do sétimo dia foi gradualmente sendo substituído pelo primeiro dia. O domingo, com outras instituições pagãs, acabou sendo adotado pela igreja cristã. A observância do domingo não é encontrada na Bíblia.
Referências: Mateus 15:9, 13.
A LEI CERIMONIAL
A lei cerimonial do Antigo Testamento, prescrita ao povo judeu, apontava para o Messias. Tipificou o trabalho de Cristo e suas exigências cessaram na cruz. A lei cerimonial, que inclui os sábados cerimoniais e feriados judaicos, não deve ser confundida com a lei moral e o dia de sábado do quarto mandamento.
Referências: Hebreus 10:1, 9, 10; Colossenses 2:14, 16; Gálatas 4:10, 11.
A GRAÇA E SEUS MEIOS
Graça significa "favor imerecido”. Por causa do pecado a humanidade deve sofrer as consequências da morte. Através da morte de Jesus Cristo, Deus manifesta seu amor estendendo a salvação para o homem pecador e indigno. A salvação é realizada quando os pecadores são atraídos por Cristo através de: (a) a Palavra de Deus, (b) o Espírito Santo, e (c) o ministério do evangelho.
Referências: Romanos 10:13-18; João 14:26; 16:13; 2 Coríntios 5:17-20; Atos 2:38-42.
O NOVO NASCIMENTO
Para ser salvo do pecado e de suas consequências, o homem deve experimentar um novo nascimento, uma transformação da vida. Quando um indivíduo se arrepende de seus pecados e cede ao trabalho do Espírito Santo em seu coração, experimenta o desejo de viver em obediência à vontade de Deus. A Bíblia chama essa experiência de "o novo nascimento." A nova vida é mantida por nossa fé em Jesus Cristo.
Referências: Mateus 1:21; João 3:3; Romanos 2:4; João 16:8; Atos 2:37, 38; 1 João 2:3, 6; João 16:13; 1 Pedro 1:22; Salmos 119:142; João 17:17; Gálatas 2:20; Hebreus 12:2; Romanos 1:17; Filipenses 4:13.
O BATISMO
Aqueles que foram convertidos e "nasceram de novo", devem ser batizados por imersão em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Isso representa a morte, o sepultamento e a ressurreição de Jesus Cristo, bem como a morte do "velho homem" e a ressurreição do "novo homem", para uma nova vida em Cristo.
Referências: Atos 2:38; Marcos 16:16; Romanos 6:3-9; Colossenses 2:12.
A ORDENANÇA DA HUMILDADE
O lava-pés é uma ordenança de humildade que precede o serviço da comunhão. Foi instituído por Cristo e ordenado à igreja cristã para ensinar humildade, igualdade, amor fraternal e unidade em Cristo. A reconciliação entre irmãos deve anteceder a ordenança.
Referências: João 13:1-17; Mateus 5:23, 24.
A SANTA COMUNHÃO
Ao participar do pão sem fermento e do vinho não fermentado que representam o corpo e o sangue de Jesus Cristo, o crente comemora seu sofrimento e morte. O significado desta ordenança implica que ela seja compartilhada apenas por membros regulares do corpo de Cristo.
Referências: Mateus 26:26-28; 1 Coríntios 10:16, 17; 12:20; Lucas 22:11; 1 Coríntios 11:23-29.
O JULGAMENTO INVESTIGATIVO
A profecia das 2.300 tardes e manhãs (anos, conforme Números 14:34 e Ezequiel 4:6) de Daniel 8:14 terminou em 1844, quando começou a "purificação do santuário", ou o julgamento investigativo. É um rigoroso exame dos registros celestiais da vida dos professos filhos de Deus através dos tempos. O resultado desta investigação determina o destino de cada alma, seja para a vida eterna ou para a morte eterna.
Referências: Eclesiastes 12:14; Daniel 7:9, 10; Lucas 20:35; Apocalipse 14:6, 7; 22:12. Este julgamento é ilustrado em Mateus 22:11-14.
A VERDADE PRESENTE
As mensagens dos três anjos do Apocalipse 14:6-12, juntamente com a mensagem do outro anjo do Apocalipse 18:1-4, formam a verdade presente. Essas mensagens são para preparar um grupo especial de pessoas, 144.000 em número, para a segunda vinda de Cristo.
Referências: Ezequiel 9:1-7; Apocalipse 7:1-4; 14:1-12; 18:1-4.
O DOM DE PROFECIA
De acordo com a promessa de Deus em Atos 2:17-21, o dom de profecia foi restaurado à igreja de Cristo nestes últimos dias, não como uma substituição ou uma adição à Bíblia, mas como um guia e um sinal de distinção para o povo remanescente de Deus. Os escritos inspirados conduzem nossa atenção para os princípios bíblicos como nossa regra de fé e prática e ajudam a nos proteger de interpretar mal a Palavra de Deus.
Referências: Números 12:6; 2 Crônicas 20:20; Provérbios 29:18; Oseias 12:13; Amós 3:7; Efésios 4:8-11; 1 Tessalonicenses 5:20, 21.
O CASAMENTO
O casamento foi ordenado por Deus e honrado por Cristo para vincular o homem e a mulher por toda a vida. Nem o divórcio para fins de novo casamento, nem o casamento de direito consuetudinário (ou união estável), nem o casamento com os incrédulos estão dentro do princípio divino do casamento. Referências: Lucas 16:18; Romanos 7:1-3; 1 Coríntios 7:11, 39; 2 Coríntios 6:14.
A REFORMA DA SAÚDE E VESTUÁRIO
Como o corpo de um cristão é o templo do Espírito Santo, o crente deve cuidar dele, seguindo princípios corretos, descartando o que traz prejuízo à saúde, como alimentos e maus hábitos, e fazendo uso moderado das coisas que são boas. 1 Coríntios 3:16, 17; Filipenses 4:5. Hábitos de vestir são indicativos de caráter. A modéstia cristã e o respeito próprio exigem que nos abstenhamos das modas extravagantes do mundo.
Referências: 1 Pedro 3:1-5; Isaías 3:16-24; 1 Coríntios 11:15; 1 Timóteo 2:9.
NOSSA ATITUDE EM RELAÇÃO AOS GOVERNOS TERRENOS
É dever de todo cristão obedecer às leis do país tanto quanto não conflitem com a Lei de Deus. Os cristãos respeitarão as autoridades, pagarão seus impostos fielmente e orarão pelos homens no governo, de forma que Deus possa abençoar o país com justiça, ordem, paz e liberdade religiosa. A Palavra de Deus não nos permite tomar parte em planos políticos, atividades partidárias, distúrbios, derramamento de sangue ou guerra.
Referências: Mateus 22:21; Romanos 13:3-7; 1 Pedro 2:17; Atos 5:29; 2 Coríntios 6:14-17; Isaías 8:12.
O CORPO DE CRISTO, SUA IGREJA
A igreja de Cristo é um corpo visível e organizado, não indivíduos dispersos. A igreja delega uma parte de sua autoridade para oficiais eleitos, não para dominá-la, mas para servir e edificar o corpo de Cristo. A igreja tem autoridade para aceitar membros pelo batismo e profissão de fé e desligá-los por justa causa.
Referências: João 10:16; 11:52; 1 Coríntios 10:17; 12:12-27; 1 Pedro 2:5; Efésios 4:15, 16; Colossenses 2:18, 19; Apocalipse 1:20; Cantares de Salomão 6:10; Efésios 4:11-13; Atos 6:1-6; 13:3; 20:28; 1 Pedro 5:1-5; Mateus 16:19; 18:15-18; 1 Coríntios 5:11, 13.
OS DÍZIMOS E AS OFERTAS
A doação de dízimos e ofertas para o apoio do ministério e a pregação do Evangelho é um dever cristão.
Referências: Malaquias 3:7-10; Mateus 23:23; 1 Coríntios 9:14; 2 Coríntios 9:6, 7; Hebreus 7:8.
A SEGUNDA VINDA DE CRISTO
A segunda vinda de Cristo será literal, pessoal, visível, audível e universal.
Referências: Lucas 13:23-25; 17:29, 30; Isaías 11:4; 66:17; 2 Tessalonicenses 1:6-10; Mateus 24:27, 31; João 14:1-3; Atos 1:9-11; 1 Tessalonicenses 4:15-17; Apocalipse 1:7.
A NATUREZA DO HOMEM E O ESTADO DOS MORTOS
O homem foi criado pelas mãos de Deus como uma alma viva. Por desobediência, ele foi separado da fonte da vida. Portanto, ele é mortal por natureza, mas pode obter a imortalidade através de Cristo pela promessa, imediatamente; em realidade, na Sua segunda vinda. Gênesis 2:7; 3:22-24; Jó 4:17; 1 João 2:25; João 11:25, 26; Romanos 2:7; 2 Timóteo 1:10; 1 Coríntios 15:53, 54. Na morte, seja ele bom ou mau, o homem entra em um "sono", um estado de inconsciência, silêncio e inatividade. Os mortos permanecem na sepultura até a ressurreição dos justos e dos injustos. Os injustos não estão em um lugar de tormento, mas são "reservados para o dia do julgamento para serem punidos". E os justos não estão no céu, mas permanecem no túmulo até a ressurreição na vinda de Cristo.
Referências: Eclesiastes 9:5, 6, 10; Salmos 6:5; 146:4; 89:48; Apocalipse 20:13; 2 Pedro 2:9; João 5:28, 29; Daniel 12:13; Atos 2:29, 34; 2 Timóteo 4:7, 8.
O MILÊNIO
Após a segunda vinda de Cristo haverá um período de mil anos, comumente chamado de milênio. Durante este tempo, enquanto os justos estão no céu com Cristo, os ímpios permanecem mortos. Enquanto a terra está desolada, os justos julgarão os ímpios. No final do milênio, os ímpios são ressuscitados para serem destruídos pelo fogo.
Referências: João 14:3; Apocalipse 7:9; 14:1; 20:4, 5; Salmos 46:2, 8; Isaías 24:1-6; Jeremias 4:23-27; 1 Coríntios 6:2, 3; Apocalipse 20:4; João 5:29; Apocalipse 20:5, 9, 14; Malaquias 4:1, 3; Mateus 10:28; 2 Pedro 3:7-10; Salmos 37:10.
A NOVA TERRA
Após a purificação da terra pelo fogo, Deus fará " novas todas as coisas ", restaurando a terra à sua beleza edênica. Esta nova terra se tornará então o lar eterno dos redimidos, e o reinado supremo de Deus ao longo das eras incessantes da eternidade.
Referências: 2 Pedro 3:13; Apocalipse 21:1-7; Mateus 5:5; 1 Coríntios 2:9.
"This We Believe" é publicado pela Conferência Geral dos Adventistas do Sétimo Dia Movimento de Reforma.